Pular para o conteúdo

dossiê de práticas artísticas

 

mariana de moraes001 .web

MARIANA DE MORAES

Mariana Santos Antônio de Moraes

vitória, 1984

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

ARTISTA, PESQUISADORA, EDUCADORA  com estudos no ateliê de paisagens casa deVir

no blog SOBRELUZESEPAISAGENS.WORDPRESS.COM compartilha encantamentos sobre luzes e paisagens. Uma coleção de encontros e conversações em processos e práticas do dia-a-dia, da arte e da fotografia.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS ARTÍSTICAS

COLEÇÃO POSTAL sobre luzes e paisagens, em exposição no Espaço de Arte Mokiti Okada, Vitória, 2012 (fotografia Mariana de Moraes, Vitor Santos, Mayara Santos e Rosana Olmo); NA LUZ DA PAISAGEM DO SÃO JOÃO, em exposição no Espaço de Arte Mokiti Okada, Vitória, 2012 (fotografia Lucas Aboudib com curadoria Mariana de Moraes); OFICINA DE FOTOGRAFIA sobre luzes e paisagens, São João do Norte, Alegre, ES, outubro de 2011, (edital 12|2011 Secult-es); NA PAISAGEM _encontros e conversações, exposição dos processos na paisagem com Ignez Capovilla no ateliê anexo da Galeria Homero Massena, Vitória, 2011 (orientação bolsa-ateliê [re]ENCONTROS COM A PAISAGEM, edital 011|2010 Secult-es); NÓS NA PAISAGEM curadoria da Galeria da Revista Nós #2, Projeto Rede Cultura Jovem, 2010; ACERVO VIVO, Galeria Homero Massena, Vitória 2010. Proposição-obra de encontros e discussões a respeito de quesões relativas às instituições, ao sistema, à forma e aos aspectos peculiares das relações entre arte, acervo e arquivos (HnA – molécula multiplicadora de arte); PIEDARTE, MAES, Piedade, Centro de Vitória, 2009, Projeto de processos e práticas artísticas desenvolvido com a comunidade Piedade, no centro de Vitória. Experiência paralela à exposição Andy Warhol: arte e práticas do dia a dia, do Museu de Arte do Espírito Santo; VENDO arte contemporânea| ATELIÊ OCUPAÇÃO, ateliê anexo Galeria Homero Massena, Vitória 2008-2009, evento onde os artistas negociavam obras de arte enquanto apresentavam o espaço de ateliê e sua produção; ESCALA AFETIVA – olhar sobre o acervo, GAEU – Galeria Espaço Universitário, UFES, 2008 (HnA – molécula multiplicadora de arte); CEMUNI – Célula Modular Universitária, UFES, Vitória 2007, exposição coletiva que abordava aspectos do sítio específico: CEMUNI.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

NA SALA DE AULA

UVV  Centro Universitário de Vila Velha, 2009-2010

Docente dos cursos de Fotografia e Design de Moda com as disciplinas de História da Fotografia Contemporânea, Atividades Culturais, Vídeo, Produção de Moda, entre outras.

UFES Universidade Federal do Espírito Santo, 2008

Professora Substituta do Departamento de Teorias da Arte e Música, com as disciplinas de História da Arte Moderna e História da Arte Contemporânea para cursos de Artes Plásticas e Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Formação Acadêmica | Titulação

2007- 2008

Especialização em Comunicação Estratégica e Gestão de Imagem. Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, Brasil.

TCC: A Instituição de arte contemporânea: relações, diálogos e trocas com o mercado. Orientador: Alexandre Curtiss

2002 – 2006

Graduação em Artes Plásticas.

Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, Brasil

TCC: performance/vídeo e desfile/vídeo: um possível paralelo entre moda e arte. Orientadora: Gisele Barbosa Ribeiro

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Produção bibliográfica

1. MORAES, Mariana S. A. de, GRACIOTTI, Thais. Fragmentos de conversa sobre roupas e paisagens. texto apresentado no VI colóquio de moda (2010)

2. MORAES, Mariana S. A. de. Imagem do Desfile – A recepção do evento que extrapola a convenção. In: 3° Colóquio de Moda, 2007, Belo Horizonte. Anais do 3° Colóquio de Moda, realização de Faculdade CIMO e Editora Estação das Letras, 2007.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Anúncios
Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: